1º PERÍODO
ÁREAS
|
BLOCOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTUDO
DO
MEIO
|
Ø À descoberta de si
mesmo
Ø À descoberta dos
outros e das instituições
ØÀ descoberta do
ambiente natural
|
Ø A sua
identificação.
Ø Os seus gostos e
preferências.
Ø O seu corpo.
Ø A segurança do seu
corpo.
Ø O seu passado
próximo.
Ø As suas
perspectivas para o futuro próximo.
Ø Os membros da sua
família.
Ø Outras pessoas com
quem mantém relações próximas.
Ø A sua escola.
IØ Identificar cores, sons e cheiros da
Natureza.
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
ØComunicação oral
ØComunicação escrita
|
Ø Comunicar
oralmente.
Ø Comunicar
oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a
capacidade de retenção da informação oral.
Ø Desenvolver as
competências da leitura e da escrita.
|
MATEMÁTICA
|
ØGeometria e Medida
ØNúmeros e Operações
ØOrganização e tratamento de dados
|
Orientação espacial
ØPosição e localização
Ø Pontos de referência e itinerários
Ø Noção de número natural
Ø Relações numéricas
Ø Sistema de numeração decimal [ler e representar
números
Ø Adição
Ø Subtracção
Ø Classificação de dados utilizando
diagramas de Venn e de Carroll.
|
Todos os Meses
Ø Resolução de problemas
Ø Raciocínio matemático
Ø Comunicação matemática
|
Ø Compreensão do problema
Ø Concepção, aplicação e justificação de estratégias
Ø Justificação
Ø Formulação e testes de conjecturas
Ø Interpretação
Ø Representação
Ø Expressão
Ø Discussão
|
|
EXPRESSÕES
|
ØJogos de exploração
ØConstruções
|
Corpo
Voz
Espaço
Recorte,
colagem e dobragem
Perícias
e manipulações
Jogos
Desenho
Pintura
|
2º PERÍODO
ÁREAS
|
BLOCOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTUDO
DO
MEIO
|
ØÀ descoberta de si
mesmo
Ø À descoberta das inter-relações entre a
natureza e a sociedade
Ø À descoberta do
ambiente natural
|
Ø A saúde do seu
corpo.
Ø A segurança do seu
corpo.
Ø A qualidade do
ambiente
ØAspectos físicos do
meio local
ØOs seres vivos do
ambiente próximo
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
ØComunicação oral
ØComunicação escrita
|
Ø Comunicar
oralmente.
Ø Comunicar
oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a
capacidade de retenção da informação oral.
Ø Desenvolver as
competências da leitura e da escrita.
|
MATEMÁTICA
|
Ø Geometria e Medida
Ø Números e Operações
Ø Organização
e tratamento de dados
|
ØPropriedades e
classificação (comparar e descrever sólidos e identificar polígonos e
círculos nos sólidos e representá-los);
ØInterior, exterior
e fronteira;
ØComposição e decomposição de figuras.
Ø Relações numéricas
Ø Sistema de
numeração decimal (ler e representar números)
Ø Adição
Ø Subtracção
Ø Sequências (como
1, 4, 7, 10, 13…).
ØClassificação de
dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll.
|
EXPRESSÕES
|
ØJogos dramáticos
ØConstruções
|
ØLinguagem verbal
ØLinguagem não
verbal
ØLinguagem gestual
ØDeslocamentos e
equilíbrios
ØDesenho
ØPintura
|
3º PERÍODO
ÁREAS
|
BLOCOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTUDO
DO
MEIO
|
ØÀ descoberta de si
mesmo
Ø À descoberta do
ambiente natural
ØÁ descoberta das
inter-relações entre espaços
Ø À descoberta dos
materiais e
Objectos
|
Ø A segurança do seu
corpo.
Ø Identificar cores,
sons e cheiros da Natureza.
ØA casa
ØO espaço da escola
ØOs seus itinerários
ØLocalizar espaços
em relação a um ponto de referência
Ø Experiências com
alguns materiais e objectos de uso corrente.
Ø A água.
ØO som.
Ø Manusear objectos
em situações concretas.
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
ØComunicação oral
ØComunicação escrita
|
Ø Comunicar oralmente.
Ø Comunicar
oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a
capacidade de retenção da informação oral.
Ø Desenvolver as
competências da leitura e da escrita.
|
MATEMÁTICA
|
Ø Geometria e Medida
Ø Números e Operações
Ø Organização e tratamento de dados
|
Ø Moedas, notas e
contagem;
Ø Comparação e
ordenação de valores.
Ø Sequências de
acontecimentos.
Ø Medida e unidade
de medida (de comprimentos);
Ø Comparação e
ordenação;
Ø Medição;
Ø Estimação.
Ø Relações numéricas
Ø Sistema de numeração decimal [ler e
representar números]
Ø Adição
Ø Subtracção
Ø Classificar dados
utilizando diagramas de Venn e Carroll
|
Expressões
|
ØConstruções
|
ØDança
ØPercursos na
natureza
ØDesenho
ØPintura
|